Viajar com depressão: 12 dicas para uma viagem melhor

Você está ansioso por suas férias há meses, mas alguns dias depois de sua viagem, você se sente cansado e apático, sem energia ou entusiasmo para sair e explorar. Você não quer fazer nada, não quer interagir com ninguém, e é preciso tudo o que você tem para sair da cama. Para pessoas que viajam com depressão, esse cenário pode parecer desconfortavelmente familiar.

Se isso acontecer, você não está sozinho. A depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns, afetando mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) . Isso inclui muitos viajantes. Os problemas de saúde mental estão entre as principais causas de problemas de saúde entre os viajantes, observa a OMS, e a emergência psiquiátrica é uma das razões médicas mais comuns para a evacuação aérea, juntamente com lesões e doenças cardiovasculares.

Se você está lutando contra a depressão, isso não significa necessariamente que você não pode viajar, mas você pode precisar tomar um pouco mais de cuidado e preparação para garantir que sua viagem corra bem. As dicas a seguir podem ajudar a tornar um pouco mais fácil viajar com depressão.

Avalie-se honestamente antes de viajar com depressão

Antes de reservar qualquer voo, avalie se você está realmente pronto para sair de casa. Certifique-se de que sua depressão esteja bem controlada, aconselha a Dra. Sarah Kohl da TravelReadyMD. Normalmente, isso significa que não há alterações na medicação ou surtos nos últimos três meses. Se você consultar um médico ou terapeuta para tratar sua depressão, ele poderá ajudá-lo a avaliar sua aptidão para viajar.

Conheça suas opções

Os problemas de saúde mental não são tratados da mesma forma em todos os países. Esteja ciente de como as condições de saúde mental são percebidas no seu destino, pois isso pode influenciar o tipo de atendimento que você recebe, diz Daphne Hendsbee, Especialista em Comunicação e Marketing da Associação Internacional de Assistência Médica a Viajantes (IAMAT). A admissão forçada (sem o consentimento do paciente) é a norma? Como são as instalações psiquiátricas? Existe tratamento/medicação apropriado disponível? Posso encontrar profissionais locais de saúde mental que falem minha língua?

Se a sua depressão for grave e houver poucos recursos para ajudar no seu destino, convém reconsiderar sua viagem.

Faça um plano de contingência

Uma vez que você decidiu ir, desenvolva um plano para o que você fará se a depressão de viagem ocorrer. Isso pode incluir descobrir a melhor maneira de entrar em contato com seu terapeuta em casa, procurar profissionais de saúde mental que falam inglês em seu destino ou abrir uma conta em um serviço de aconselhamento on-line, como Talkspace ou BetterHelp . Também é uma boa idéia procurar o número de emergência no país que você está visitando.

Muitas apólices de seguro de viagem excluem as condições de saúde mental da cobertura. No entanto, você pode querer considerar a compra de uma política de cancelamento por qualquer motivo, para que você possa cancelar uma viagem sem penalidade se sua depressão surgir antes da hora marcada para sair.

Gerencie seus medicamentos

Se você estiver tomando antidepressivos ou outros medicamentos, certifique-se de ter mais do que o suficiente para sua viagem (no caso de perder uma pílula ou precisar ficar alguns dias a mais). Sempre leve os medicamentos na bagagem de mão, não na bagagem despachada.

Não altere suas dosagens de medicação antes ou durante uma viagem sem o conhecimento do seu médico. Você pode estar se sentindo ótimo há meses, mas isso não é motivo para começar a ajustar suas doses, diz o Dr. Kerem Bortecen, da NYC Surgical Associates. Você só deve fazer ajustes sob a supervisão cuidadosa de seu médico de cuidados primários ou psiquiatra.

Os viajantes internacionais devem ter em mente que certos medicamentos, incluindo muitos psicotrópicos usados ​​para tratar a depressão, são restritos ou até proibidos em algumas partes do mundo, observa Sheryl Hill, diretora executiva do DepartSmart.org. Ela recomenda consultar sua clínica de viagens local para descobrir como seu destino lida com os medicamentos que você está tomando. Pode ser necessário embalar seus medicamentos em seus frascos originais rotulados, juntamente com um atestado médico. A IAMAT tem um guia útil para este assunto, e você pode encontrar informações específicas de cada país no site do International Narcotics Control Board .

Se você estiver tomando medicamentos especiais, como medicamentos antimaláricos para sua viagem, verifique com um médico ou farmacêutico para garantir que eles sejam seguros para combinar com seus antidepressivos.

Planeje sua viagem com sabedoria

Ao viajar com depressão, muitas pessoas descobrem que o estresse pode causar sintomas ou piorá-los. Se você não é um viajante experiente, comece pequeno, como uma viagem de fim de semana ou um voo rápido para uma cidade próxima, em vez de uma viagem transatlântica de duas semanas abrangendo vários países.

Não importa para onde você está indo, o planejamento antecipado pode ajudar a reduzir o estresse. A Dra. Irene S. Levine, co-editora do GettingOnTravel.com e psicóloga e professora de psiquiatria na NYU School of Medicine, recomenda iniciar a preparação da viagem bem antes da partida, incluindo fazer arranjos prévios para que as coisas corram bem no trabalho, certifique-se de que sua casa está segura e faça as malas para a viagem para que todas as tarefas não sejam deixadas para a última hora. Isso ajudará a minimizar o estresse e a ansiedade antes da viagem.

Dr. Levine também sugere trabalhar algum tempo de inatividade em seu itinerário e voltar para casa pelo menos um dia antes de voltar ao trabalho para permitir uma transição mais fácil de volta à vida cotidiana.

Finalmente, tente contornar qualquer coisa que você saiba que pode desencadear a depressão de viagem. A falta de sono desencadeia sintomas de depressão? Planeje com antecedência para ter tempo suficiente para descanso e recuperação, diz a Dra. Jana Scrivani, psicóloga clínica. O estresse e a ansiedade associados à viagem desencadeiam sintomas? Aprenda a praticar habilidades de relaxamento, como respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo.

Defina expectativas realistas

Algumas pessoas descobrem que explorar novos lugares ajuda nos sintomas de depressão, enquanto outras descobrem que o estresse do jet lag e estar em um lugar estranho na verdade pioram as coisas. É importante não embarcar em uma viagem com expectativas irreais de que tudo correrá perfeitamente ou que você conseguirá escapar completamente da depressão. Tais expectativas simplesmente adicionam mais pressão e exacerbam seus sintomas.

Para algumas pessoas, viajar as tira da rotina normal, e isso é positivo, diz o Dr. Scrivani. Às vezes, essas pessoas são capazes de manter os ganhos positivos que fizeram em seu humor quando voltam para casa. [Mas] viajar não é uma cura para a depressão. Não podemos passar nossas vidas de férias, e nossos gatilhos vêm conosco, ou certamente estarão esperando lá quando chegarmos em casa.

Atenha-se a uma rotina

Embora parte da diversão de viajar seja sair da rotina diária, essa falta de estrutura às vezes pode causar problemas para pessoas que viajam com depressão.

Particularmente quando você está em uma longa viagem, o fato de que você pode acabar perdendo a noção de que dia é (e muito menos que horas) torna muito difícil se sentir firme e estável quando sua cabeça começa a se desvendar, diz Tabby Farrar , um blogueiro de viagens do JustCantSettle.com que lidou com a depressão. Obrigar-se a acordar mais ou menos à mesma hora todos os dias, tomar o café da manhã, apenas aquelas coisas normais que você faria em casa pode ser uma grande ajuda para se sentir um pouco mais normal.'

Tenha cuidado com seu corpo

Comer refeições saudáveis ​​e se exercitar regularmente, desde caminhar pela cidade até fazer alongamentos em seu quarto de hotel, geralmente têm efeitos benéficos ao viajar com depressão. Assim pode obter a quantidade certa de olhos fechados. A higiene do sono está diretamente relacionada ao seu humor, diz o Dr. Bortecen. Durma de sete a oito horas todas as noites, não durma demais e acostume-se ao seu fuso horário o mais rápido possível. Não cochile durante o dia ou fique acordado a noite toda.

Dr. Bortecen também adverte contra o consumo de álcool: Há sempre a tentação de se soltar nas férias, mas é importante lembrar que o álcool agirá como um depressor, então determine seu limite de antemão. Para alguns, isso pode significar um copo de vinho no jantar. Para outros, pode significar abstinência.

Defina pequenas metas

Às vezes, os viajantes com depressão colocam muita pressão em si mesmos para ver todos os pontos turísticos locais e constantemente se divertir. Mas se você está lutando com a falta de energia ou motivação, isso só pode piorar as coisas.

Um sintoma [comum] da depressão é a anedonia, ou a incapacidade de sentir prazer, diz o Dr. Scrivani. Muitas vezes, as pessoas com depressão param de se envolver em atividades que antes gostavam porque não sentem mais prazer com elas. Ao viajar, se você perceber que isso está acontecendo, defina metas pequenas e razoáveis ​​para si mesmo, como ir a um museu por uma hora. As chances são de que, uma vez que você tenha impulso comportamental, você queira fazer mais. Caso contrário, seja gentil consigo mesmo e reconheça que atingir esse objetivo é uma vitória.

Use seu sistema de suporte

Seja um companheiro em sua viagem ou um terapeuta em casa, é importante ter alguém com quem você possa conversar quando estiver viajando com depressão. Se você está realmente lutando, um rosto familiar em uma chamada de vídeo ou uma voz no final de um telefone público pode ser o pequeno impulso que você precisa para se sentir melhor novamente, diz Farrar.

Dr. Nadeen White, médico e blogueiro de viagens da The Sophisticated Life, observa que grupos de apoio focados na depressão também podem ser úteis, como o Grupo de Apoio à Depressão ou Safe Haven no Facebook.

Ganhe um pouco de espaço

Se você está se sentindo triste e não está a fim de fazer um passeio a pé ou uma visita ao templo, não force, em vez disso, dê a si mesmo permissão para tirar umas pequenas férias de suas férias.

Diz Farrar, Há muitas vezes pressão para interagir com outros viajantes, experimentar algo novo e excitante a cada cinco minutos e não perder um único segundo. [Mas] às vezes, se você tem depressão, você realmente precisa desse tempo de inatividade que você teria em casa. Não há problema em sair do seu dormitório e entrar em um espaço privado, e dizer não à caminhada quando você poderia estar relaxando na praia novamente.

Seja paciente consigo mesmo

Viajar pode ser estressante e cansativo às vezes, mesmo se você não estiver viajando com depressão, então não seja muito duro consigo mesmo se você não conseguir fazer tudo em seu itinerário. Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo, diz o Dr. Scrivani. Lembre-se de que você pode ter sintomas, mas tem um plano proativo para lidar com eles. Comemore as pequenas vitórias que podem ser muito mais difíceis de administrar quando você está se sentindo deprimido.

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Viajar é bom para depressão

Viajar para o seu bem-estar

Ter novas experiências é benéfico para melhorar a função cerebral e aumentar sua saúde mental. As viagens têm sido associadas à redução do estresse e podem aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.

Você pode viajar se tiver uma doença mental

Passageiros com doença mental viajando de avião devem estar em condições estáveis ​​para viajar sozinhos. Em outros casos, pode ser necessário um acompanhante devidamente treinado com acesso a medicamentos para acalmar o viajante. Contato com os serviços médicos do aeroporto com antecedência para garantir a melhor experiência de viagem possível.

Viajar pode deixá-lo deprimido

A depressão pós-viagem pode afetar qualquer pessoa, e é importante reconhecer quando a tristeza pós-viagem pode ser algo mais sério. Em muitos casos, aqueles que retornam do exterior podem se reintegrar em suas vidas em questão de meses, mas às vezes pode ser necessário algum trabalho dedicado para se sentir normal novamente.

Como viajar afeta a saúde mental

Viajar pode desencadear mudanças de humor, depressão, ansiedade e comportamentos atípicos, como violência, pensamentos suicidas e uso excessivo de drogas e álcool, ou pode piorar os sintomas em pessoas com doença mental existente.